Quando o assunto é buquê da noiva, as possibilidades são infinitas. Você não tem ideia de quantos estilos, formas, texturas, cores e formatos que podem encantá-la naturalmente! Agora você terá todas as informações que procura para entender e escolher seu estilo de buquê. Aproveite as dicas!
Conheça alguns tipos de buquê de noiva
Entre tantos detalhes para serem observados, a estrutura é o primeiro detalhe que deve ser considerado na hora da escolha do buquê. É preciso considerar fatores como seu biotipo, assim como o vestido e acessórios que irá utilizar, pois presume-se já ter esses detalhes definidos quando for escolher o buquê.
-
-
santostudio
BRAÇADA
É o preferido entre as noivas despojadas! Carregado nos braços, de onde se originou o nome, o buquê braçada é feito com flores de caule longo, para ser apoiado no antebraço da noiva ao invés de ser segurado pelo caule, como se ela tivesse acabado de colher as flores no jardim. Combina bem com cerimônias durante o dia, no campo e praia, com um ar mais informal.
-
-
casamentoempirenopolis
-
-
Pinterest
CASCATA
O buquê cascata tem o formato parecido com um cacho de uvas, e é composto por uma mistura de flores e folhagens em queda natural. Ele pode ter várias alturas, e são muito ricos em detalhes chamando bastante a atenção. Algumas versões tem bastante folhagem, heras, samambaias e trepadeiras para compor a sua “cauda”. Indicado para mulheres mais altas, esse modelo clássico voltou a ser desejado por aquelas que não abrem mão de um clássico para combinar com um vestido de muito estilo! Ele pode ser adequado às medidas preferíveis e tamanho da noiva para não obstruir sua imagem
-
-
pinterest
-
-
casorioavista
DESCONSTRUÍDO OU ASSIMÉTRICO
Se tem uma palavra que descreve bem os buquês assimétricos e desconstruídos é: versatilidade. Ele é o queridinho das noivas modernas, campestres e românticas. Neles, os diferentes tipos de flores, sementes e folhagens são dispostos de maneira orgânica, mas com muita harmonia e liberdade no resultado final. Eles transmitem a sensação de “fui ali no jardim colher flores e voltei para casar”.
-
-
salveanoiva
-
-
revistacaseme
FLOR ÚNICA
Uma escolha moderna para uma noiva segura e um vestido de muita personalidade: a escolha de uma Flor Única, no lugar do buquê tradicional! A flor preferida no momento é a peônia, considerada a mais rara no Brasil. Quando esse buquê entrou em cena, ele consistia de apenas uma flor marcante e imponente, que tem tudo a ver na harmonização dos looks minimalistas. Ele evoluiu um pouco e pode também ter acabamento com folhagens e sementes ou mais flores da mesma espécie.
-
-
casorioavista
-
-
pinterest
CRESCENTE
Assim como o buquê cascata, o buquê de noiva crescente tem vários tamanhos e são volumosos. A diferença é que que ele tem seu volume para as laterais. É um buquê ideal para noivas altas, mas não muito magras, se a noiva for muito magra, poderá sumir atrás do buquê!
-
-
fifty flowers
-
-
pinterest
Buquê de noiva artificial
As flores artificiais hoje são quase perfeitas e pode-se fazer arranjos lindos com elas. Dependendo do estilo de cerimônia escolhida, talvez optar por um buquê com flores naturais não seja a melhor escolha, se considerar o clima e o tempo de exposição dele durante o dia do casamento. Ainda pode ser também que você deseje guardar o seu buquê como recordação.
-
-
Lápis da noiva
-
-
Icasei
Hoop Bouquet (guirlanda)
O buquê em forma de arco pode ter arranjo de flores apenas nas extremidades como também nele todo. É uma opção que tem sido muito usada nos buquês das madrinhas também.
-
-
Pinterest
-
-
Thales Figueiredo
Flores secas
Você sabe que a gente ama casamento boho, folk e industrial, né? Essa tendência, que não para de crescer, veio dai. Tudo começou com a volta do capim dos pampas. Misturar flores e/ou folhagens secas com as flores e folhagens naturais harmoniza com o clima dos arranjos florais desses tipos de casamento. Uma vantagem de fazer um arranjo só com elementos secos é que você pode guardar como recordação desse dia e decorar a casa com ele.
-
-
pinterest
-
-
pinterest
Buquê de noiva sem flores – não tradicionais
Penas, frutas, flores secas, galhadas de animais, pompons, juta, crochê, conchas, pinhas, pimenta, alho, borboletas, páginas de livros ou partituras, aqui vale tudo. Se você é uma noiva com personalidade forte e seu buquê tem que ter um significado especial para a história do casal, deixe sua imaginação voar!
-
-
mdemulher
-
-
sk news
O Redondo
O clássico buquê redondo é o queridinho das noivas! Pode ser feito blocado com uma só flor, ou um pouco mais descontraído e assimétrico, misturando flores e diferentes tipos de raminhos. O buquê redondo- aquele bem apertadinho e de um tipo só de flor- anda bem em baixa entre as noivas, por serem muito simétricos e com flores arranjadas de forma uniforme, o oposto das tendências dos buquês de noiva dos últimos anos. A versão mais contemporânea do buquê redondo é menos rígida e mais despojada om elementos menos simétricos que parecem escapar do arranjo, como os ramos de heras, sementes ou folhagens.
-
-
pinterest
-
-
pinterest
Tamanhos de buquê de noiva
O buquê tem que ser proporcional ao biotipo da noiva e ter harmonia com o todo. Por exemplo, para a proporção ficar perfeita, uma noiva baixinha precisa de um buquê em tamanho menor, assim como as noivas mais altas ficam mais harmônicas com os buquês maiores. O buquê redondo e muito grande não é indicado para as noivas de biotipo oval, pois ele pode acabar destacando o formato do corpo – que é exatamente o que se quer evitar. Os buquês menores que tiram a atenção da região do estômago são melhores para esse tipo de corpo. As noivas mais esguias podem usar buquês cascatas e crescente, evitando os menores que evidenciam a sua altura.
O buquê da noiva precisa combinar com a decoração?
O buquê não faz parte da decoração, portanto não precisa combinar com ela. Não se preocupe em coordenar o buquê de noiva dos seus sonhos com paleta de cores, com as mesmas flores e folhagens do resto dos arranjos florais. O buquê tem que estar de acordo com o seu look e seu sonho!
Todas as flores possuem um significado diferente. E suas cores também, que podem variar e proporcionar diferentes sentimentos nos convidados. Para que as flores escolhidas traduzam seu sentimento no dia da cerimônia, é bom saber o significado delas. Exemplo, o lisianto, que é um dos queridinhos das noivas, significa romance eterno. Rosas brancas e gérberas, por sua vez, inocência e pureza. Já as orquídeas exaltam a beleza feminina, o amor e o desejo. A tulipa está relacionada com elegância e sensibilidade.
Escolhendo o buquê de noiva
Inspire-se em imagens e dicas, crie sua pastinha do Pinterest. Salve as imagens que fazem seu coração bater mais forte para encontrar o tipo que mais combina com você. O importante é seguir o seu gosto!
Analise alguns pontos na hora de escolher o seu buquê de noiva:
1) Estilo do casamento
Selecione os buquês de acordo com o estilo do seu casamento. Por exemplo: se vocês optaram por um casamento boho, pode se inspirar em buquês mais exóticos, de construção mais orgânica e livre.
2) Estilo do vestido
O vestido e o buquê precisam estar em completa harmonia. Se o seu vestido é estilo moderno, o seu buquê precisa passar a mesma mensagem contemporânea. Já vestidos mais românticos combinam com buquês mais leves e delicados.
3) Local e horário do casamento
Casamentos no campo ou na praia ao ar livre e durante o dia ou ao pôr do sol permitem maior mistura de flores, cores e folhagens.
4) A estação do ano
Preste atenção na época do ano em que você vai casar, pode ser que a flor que você tanto sonha para seu buquê não esteja na época. Com isso, ela pode custar muito caro por precisar ser importada ou pode ser que não resista ao clima, como é o caso das tulipas que não aguentam o calor intenso.
Observe os buquês escolhidos, caso você deseja algum modelo que não seja brasileiro, é importante conversar com a florista para verificar se esses tipos de flores e folhagens existem em nossa flora e qual poderia ser utilizada para adaptar a nossa realidade.