Para muitas pessoas os pets são como um membro da família e, nesse momento tão especial do casamento, deixá-los fazer parte da celebração terá um significado importante para o casal. Vários casais resolvem adotar um bichinho juntos e o resultado é que acabam se apaixonando e levando o mascote para todo canto, inclusive para o altar. Os pets trazem leveza e diversão ao casamento, mas não basta colocá-los na lista de convidados, alguns cuidados especiais são importantes para mantê-lo seguro e feliz, e que sua presença seja agradável e não traga possíveis problemas.
-
O animal pode ser um convidado e simplesmente observar a festa de casamento e a cerimônia, ou ele pode ter um papel específico como por exemplo ser o portador das alianças na cerimônia. Mas, antes de dar a seu animal de estimação um papel principal, pense se esta será uma experiência agradável para ele. Será que o seu animal de estimação vai se sentir confortável com tantos convidados? Ele é obediente e bem-comportado? Não há nenhuma garantia de que seu animal de estimação vai se comportar exatamente como você gostaria no dia do casamento. Mesmo o animal de estimação mais extrovertido e amigável pode ser oprimido por uma multidão de convidados.
Antes de programar qualquer função para seu pet, pense no quanto sua personalidade se ajusta a um evento com muitas pessoas estranhas. Mesmo se estiverem programando uma cerimônia ao ar livre, com decoração descontraída, ele pode se assustar com a multidão e ter uma reação não muito cordial ou, até mesmo, morder algum convidado.
Portanto, conheça seu amiguinho a fundo para saber sua reação, se não desejam que a música da entrada do casamento seja ofuscada pelo latido do “amigão”. Antes de programar qualquer coisa, considere seu temperamento, se está ou não de acordo com o evento. Mas, se é dócil e extrovertido, ele poderá ser o protagonista de belas cenas.
-
-
Foto Joice Bernardi
-
-
Foto Joice Bernardi
Outro passo muito importante é saber se é permitido animais no local do casamento. Com tantos detalhes e coisas para organizar, fica fácil esquecer desse passo que parece tão simples, porém, muito importante. Não queremos que chegue na hora do casamento e o amigo peludo seja barrado.
Pode ser que seja necessário informar aos seus convidados que o seu pet estará presente para que eles possam fazer as possíveis perguntas para você e se preparar. É necessário verificar se os seus convidados estarão confortáveis com um animal em seu casamento; considere família e amigos com alergias ou algum trauma.
Uma dica bem especial é : prepare seu fotógrafo para capturar cliques do seu animal em ação. Ele precisa estar preparado para alguns momentos não planejados. O fotógrafo pode pensar também em ideias novas e divertidas para garantir recordações lindíssimas.
-
-
Foto Joice Bernardi
-
-
Foto Joice Bernardi
No dia do casamento os noivos não devem se preocupar! É dia de aproveitar esse momento tão importante, mas, o seu pet precisa de alguém para cuidar dele em todos os momentos. É muito importante que durante o tempo que seu pet estiver presente na cerimônia ou na festa, tenha alguma pessoa responsável por ele. Pode ser um parente, amigo ou até mesmo um adestrador, desde que seja alguém de confiança e que o animalzinho goste muito! Essa pessoa precisa ser responsável por trazer o seu animal de estimação para a cerimônia, levá-lo para casa depois, e ficar com ele durante a recepção. Dessa forma, você não precisa se preocupar sobre quem está alimentando e hidratando o cão.
Cogite treinar seu pet para o grande dia. O mais apropriado é que o treinamento seja feito por meio de estímulos positivos, sem qualquer forma de intimidação. E vai depender de quanto o pet já é adestrado, do envolvimento da família e dedicação dos responsáveis pelo treino. Se ele já tiver o hábito de carregar objetos e responder a comandos, estar em ambientes com barulho e muitas pessoas, o treino pode durar semanas. Se não, o adestramento pode persistir por até um ano.
O uso de traje vai depender do costume do animal. Caso o pet não tenha o hábito de usar roupinhas, você pode ir acostumando-o ao traje com antecedência. Também é possível tirar logo que acabar a cerimônia ou só usar para tirar fotos, e leve em consideração a temperatura do dia! Usar gravatinha, coroa ou véu, desde que não incomode e nem atrapalhe o movimento, são super indicados! Assegure-se de que os acessórios não se soltem e representem um risco de asfixia para o seu animal de estimação. Verifique também, se as flores ou plantas que estão sendo usadas na decoração do casamento não sejam tóxicas para o seu amigão.
Por mais treinado que seu pet possa estar, ele tem vontade própria e pode apresentar comportamentos imprevisíveis. Os animais não entendem a importância do momento. Desta forma, é preciso estar preparado caso ele não corresponda às expectativas desejadas.
Entenda também, que nem todo mundo fica a vontade na presença de animais de estimação. Outras situações também podem acontecer, como ele atrair toda a atenção do casamento, latir e fazer as necessidades em lugar inapropriado. Caso isso aconteça.. o importante é remediar o ocorrido e curtir a festa.
Há muitas formas de permitir que tenham uma função na cerimônia e tragam um toque encantador. Se conhecem bem o seu pequeno sabem se ele está ou não preparado para ser um convidado elegante ou até circular tranquilamente pelo salão enquanto os convidados dançam. Se isso é um dilema, hoje mostramos como envolver o pet no seu enlace para que seja uma atração a mais no dia.
Mas se o amado pet não se adaptar a nenhuma situação, façam um making of ou uma sessão de fotos na semana do casamento, junto com o mascote. Ressaltando o vestidos da noiva, o noivo ajeitando a gravata com o amigão ao lado ou ele segurando um buquê de flores com a boca. Será inesquecível poder ter fotos desse dia junto com o mascote em um porta-retrato na casa nova.
-
-
Foto Edu Ribas
-
-
Foto Edu Ribas
-
-
Foto Edu Ribas
-
-
Foto Edu Ribas
-
-
Foto Edu Ribas
-
-
Foto Edu Ribas
Acompanhe mais dicas em nosso instagram
Increva-se no canal do youtube e receba todo conteúdo que preparamos para você!