Neste Dia dos Pais, decidi homenagear essa figura tão importante em nossas vidas ressaltando o papel deles no casamento. Já posso adiantar que vai muito além de só entrar com você na igreja, hein? Lembrando que nada disso é regra, você pode adequar a presença e participação do seu pai no seu casamento como for melhor para vocês. O que importa é ter o apoio e amor dele.
Durante toda a vida da filha, sabemos que o pai tem a responsabilidade de educá-la, orientá-la, apoiá-la e amá-la. Mas e no grande dia, onde sua menina já é uma mulher prestes a dar um passo importante para a construção de sua família, qual seu papel?
Uma das tarefas bem conhecida e tão sonhada, é a condução da noiva até o altar. eu pai será primeiro a vê-la pronta para o casamento e a conduzirá até o amor da sua vida. Quer presente melhor que esse? É maravilhoso quando o próprio pai leva a noiva de carro até a igreja e de braços dados até o altar, mas apesar da beleza desses gestos, não é uma regra que os pais acompanhem as filhas nesses momentos. Mas a tarefa do pai da noiva, vai muito além disso.
O centro da cerimônia é o casal de noivos, mas o pai da noiva tem um lugar muito especial no matrimônio, afinal, foi ele que apoiou e educou a noiva, além de protegê-la até a chegada desse grande momento. A bem da verdade, o pai costuma ser o primeiro homem que a garota aprende a amar.
Destaco que a forma clássica dos pais entrarem com as filhas é dar os braços a elas e seguirem firmes até o altar. A noiva normalmente acompanha o pai pelo lado direito, mas se a cauda do vestido for muito longa, os lados podem ser invertidos para evitar que o pai tenha que dar uma volta muito longa pela esquerda.
Organização do casamento
Seu pai pode ajudar com a organização do casamento, participar das reuniões com fornecedores à negociação. Analisem suas melhores habilidades e talentos, e nada melhor do que usá-los a seu favor nesse processo tão lindo para toda a família. Mostre pra ele quais são os itens pendentes e delegue funções de acordo com sua disponibilidade. Se ele entende de burocracia, deixe que ele te ajude a entender os contratos; se ele é criativo, deixe que ajude a pensar nas lembrancinhas; se ele é organizado, deixe que te auxilie no checklist; se ele tem lábia, pode tentar negociar condições melhores de pagamento. Combinem o que vocês querem a opinião dos seus pais e no que vocês querem resolver por conta própria, assim será muito mais fácil.
E quando chegar no momento mais crítico da organização, muitas vezes os noivos não conseguem encontrar o equilíbrio e a segurança que procuram naquele momento. Às vezes é preciso buscar essa força em alguém que não esteja tão envolvido com os preparativos, e que tenha uma visão ampla. Nada melhor que seu porto seguro para lhe dar conforto e sábios conselhos.
Será que o pai da noiva precisa pagar a festa?
Você já ouviu falar de dote? Pois bem, a entrega do dote é uma tradição antiga (e ultrapassada) em que a família da noiva doava à família do noivo uma quantia de bens e dinheiro como uma espécie de adiantamento da herança. No século XX, os dotes foram extintos, mas surgiu uma nova tradição: a tradição dos pais das noivas arcarem com algumas despesas, como do vestido, enxoval, igreja, fotos, lua de mel, etc. Os tempos mudaram, a economia e a sociedade também. Já não há obrigatoriedade do pai pagar o casamento da filha e, a menos que ele possa e queira assumir as despesas, não é papel do pai pagar a festa. Hoje em dia, muitos pais ajudam voluntariamente suas filhas durante os preparativos, mas isso não é uma regra. De modo geral, os próprios noivos pagam a maior parte da conta.
O pai da noiva também é anfitrião?
Em parte o pai da noiva também é anfitrião sim, ainda que ele não tenha participação financeira na festa. Na verdade, a filha estará envolvida com as fotos, demorará mais a chegar à igreja e recepção e não poderá dar atenção total aos convidados. Nesse caso, é elegante e delicado quando os pais e mães dos noivos recepcionam os convidados de forma simpática, cumprimentam os padrinhos e façam as honras da “casa”.
O que o pai da noiva deve vestir no grande dia?
Tanto o pai da noiva, como o pai do noivo e os padrinhos devem seguir o mesmo estilo de traje do noivo. A escolha mais clássica e elegante é o terno (paletó, calça e colete), além de tudo, essa vestimenta é versátil e poderá ser usada tranquilamente em outras ocasiões. Vale ressaltar que em cerimônias diurnas, tonalidades claras, a exemplo do bege, do cáqui e do cinza são bem-vindas. Nos casamentos à noite, os pais devem investir em ternos escuros, como preto, grafite e azul marinho. Estampas risca-de-giz podem ser usadas, pois são discretas e sofisticadas. Quanto às gravatas, elas podem ter brilho ou não e devem criar um conjunto harmonioso com o terno e a camisa.
Acalmar o coraçãozinho da noiva
No dia do casamento é perfeitamente normal a noiva ficar nervosa, com frio na barriga e ansiosa. Quem é melhor para te ajudar a se acalmar do que seu pai? Ele vai ajudar com aquelas palavras de sabedoria que só poderiam vir dele ,a deixando mais calma e serena, pronta para andar até o altar.
Discurso na festa
Em um momento de tamanha felicidade, nada mais justo do que seu pai ganhar alguns minutos para discursar sobre essa nova fase na vida da filha! Essa é a hora que você torce para ele não contar nenhuma história vergonhosa da sua infância (hehehe). De qualquer forma, é uma linda demonstração de amor e apoio da parte dele!
Dança da noiva com o pai
Depois da dança dos noivos, é muito comum que a noiva dance com seu pai. Aí vai da sua preferência escolher uma música mais animada com direito à coreografia ou uma tradicional valsa. A partir daí, é só confraternizar e aproveitar bem o embalo da música escolhida.
FELIZ DIA DOS PAIS!
Acompanhe nosso instagram e receba dicas e inspirações diariamente.
Fotos Caico Viana